top of page
Buscar

Como montar um e-commerce? Saiba como começar

  • Foto do escritor: JAL Representações
    JAL Representações
  • 29 de mai. de 2023
  • 6 min de leitura

Quem deseja começar um negócio online provavelmente tem dúvidas sobre como montar um e-commerce. Apesar de parecer algo difícil, com a atenção certa e bons recursos podemos ter mais facilidade para colocar tudo no ar.

Nesse sentido, com organização e conhecimento de etapas essenciais para colocar sua loja no ar, é possível começar a empreender. Inclusive, com mais confiança e até tranquilidade.

A seguir, separamos algumas dicas de pontos essenciais que você precisa se atentar na hora de começar seu negócio online. Desde o seu planejamento, até na escolha da sua plataforma e garantia da segurança do seu cliente.

Acompanhe conosco e boa leitura!


Por que fazer um e-commerce?

Antes mesmo de saber como montar e-commerce, é fundamental entender mais sobre essa possibilidade e as oportunidades que ela pode oferecer. No caso das vendas online, estamos falando de uma tendência que só cresce.

Para se ter ideia, de acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2022 houve a movimentação de R$ 169,6 bilhões no e-commerce do país. Inclusive, há expectativas ainda maiores para 2023.

Do mesmo modo, vale mencionar que previsões da Insider Intelligence apontam um crescimento de U$S 7 trilhões em vendas do varejo online até o ano de 2025. Ou seja, é um mercado que só deve se expandir.

E claro, estamos falando de um formato de negócio que oferece praticidade e comodidade para as pessoas. Afinal, é muito mais fácil realizar compras com alguns cliques no smartphone e receber os produtos em casa, o que pode ser bem atrativo.


Passo a passo de como montar um e-commerce

Depois de entender um pouco sobre as expectativas de crescimento para o comércio online, chegou a hora de conferir o passo a passo de como montar sua própria loja virtual.

A boa notícia é que, atualmente, você já encontra uma série de plataformas que oferecem layouts e funcionalidades próprias para vendas na internet. Ou seja, com um pouco de preparo e atenção, você será capaz de colocar seu negócio no ar.

A seguir, vamos explicar mais detalhes sobre essas plataformas e também pontuar demais etapas fundamentais nessa jornada. Confira a seguir como montar um e-commerce do zero.


Planeje seu negócio e pesquise sobre o mercado

Como em qualquer outro tipo de negócio, o planejamento é algo indispensável para sua loja virtual dar certo. Por isso, antes de tudo, coloque no papel todas as suas ideias, se organize financeiramente e conheça seu mercado.

Dessa forma, defina como será a estrutura do seu e-commerce, em qual nicho de mercado você pretende atuar e quais os produtos comercializados. Você deseja trabalhar com um catálogo amplo ou se especializar em um determinado item? Pense nisso!

Em seguida, faça seu planejamento financeiro. É essencial se programar para ter recursos no seu fluxo de caixa, justamente para se manter no início até alcançar os lucros desejados.

Não se esqueça também da parte operacional. Sendo assim, é preciso ter uma ideia como os processos vão funcionar no dia a dia, seja na parte de separação dos produtos, embalagens e envios.


Encontre uma boa plataforma

O segundo passo de como montar um e-commerce é escolher a plataforma para manter sua loja ativa. Como dissemos, existem várias opções no mercado com variadas funcionalidades e layouts, voltados para o comércio online.

Portanto, tenha bastante atenção na hora de buscar as alternativas e confira opiniões e avaliações na web. Logo, foque em indicações de plataformas que oferecem suporte, ferramentas variadas e fácil uso.

É ideal oferecer um site responsivo e seguro para seus clientes. Inclusive, com páginas atrativas, de fácil visualização das informações e sem erros na hora da finalização da compra.


Estruture sua loja e monte seu catálogo

Com a plataforma escolhida, é hora de estruturar seu espaço virtual e construir o seu catálogo de produtos.

Sendo assim, tenha em mente qual a melhor forma de trabalhar elementos visuais, cores e detalhes que remetem à sua marca. Por isso, saiba como posicionar seu logotipo, seu slogan e como trabalhar a ideia por trás do seu negócio.

Na hora de montar o catálogo, coloque imagens de qualidade do produto e descrições completas para facilitar a vida do cliente. Afinal, ao comprar online, é essencial ter o máximo de informações para optar pelo produto certo.


Precifique os produtos e defina as formas de pagamento

O próximo passo de como montar e-commerce é o momento de precificar seus produtos. Desse modo, é preciso ter em mente que sua ideia com o negócio é ter lucros, além de cobrir as despesas básicas.

E claro, tudo também deve estar equilibrado de acordo com a oferta do mercado e o que o seu público está buscando. Logo, faça pesquisas para entender as faixas de preços e como seus concorrentes atuam.

Com os preços definidos, siga para as formas de pagamento. Provavelmente, na própria plataforma você já contará com recursos disponíveis para essa etapa, mas é bom entender quais são vantajosos para você.

Vale lembrar que quanto mais opções disponíveis, melhor será para atender diferentes demandas de clientes.

Mas defina se você irá trabalhar com um intermediador de pagamento, em que haverá taxas, ou com um gateway, com uma conexão direta com os agentes financeiros. Ainda há a opção de integração direta, em que você terá que se responsabilizar por todo o processo.


Organize os detalhes da logística

Para conseguir bons resultados com seu negócio, é indispensável seu bom funcionamento. Logo, além de um site que esteja no ar plenamente, você precisa garantir que seus clientes recebam as compras dentro do prazo determinado.

Desse modo, a ideia é manter a operação ágil, evitando atrasos e erros nos envios dos produtos. E claro, é necessário escolher um método de qualidade para essas entregas, atuando com uma transportadora de confiança.

No momento de buscar uma boa empresa para parceria leve em consideração sua reputação, quais as taxas de frete envolvidas e prazos de entrega. Afinal, o cliente não deseja gastar muito com uma entrega que deixa a desejar.


Faça um bom canal de atendimento

Agora você já sabe como montar um e-commerce de sucesso, mas não se esqueça de um dos detalhes mais importantes: o atendimento ao cliente. Isso porque mesmo com a oferta de bons produtos, as pessoas querem ter uma boa experiência.

Sendo assim, na hora de tirar uma dúvida, resolver algum problema ou até manter um contato no pós-venda, o cliente deve conseguir um atendimento assertivo.

A dica, portanto, é manter canais eficientes de comunicação, seja pelo e-mail, Whatsapp, chat online no site, telefone e redes sociais. Além de boas ferramentas, garanta que você ou sua equipe se prepare para atender o cliente da melhor forma.


Garanta a segurança da plataforma

Parece algo óbvio, mas é sempre interessante lembrar da importância de manter uma plataforma segura. Principalmente, ao lidar com diversos dados e transações de pagamentos dos seus clientes.

Ou seja, é a melhor forma de evitar fraudes, garantindo sua credibilidade perante o público. Logo, busque um certificado de segurança para manter todos os dados protegidos por uma tecnologia criptografada.

Tenha um método de pagamento seguro e use sistemas antifraudes. Com isso, a própria tecnologia é capaz de cruzar dados, informações e localizações para entender se há alguma atividade suspeita e emitir um alerta.

E claro, sempre tenha sistemas de proteção atualizados e funcionando de forma perfeita, monitore seu site e busque por vulnerabilidades. Assim, é possível sempre estar atento e saber quando agir, se necessário.


Cuidado com estoque e organização de produtos

Por fim, temos mais uma dica importante: a organização e o cuidado com o estoque. Para que você faça boas vendas e conquiste seus clientes, é preciso estar atento com os itens disponíveis.

Nesse sentido, busque um bom fornecedor capaz de atender sua demanda por determinado produto dentro do prazo. Você pode até mesmo encontrar um representante comercial de confiança, trazendo produtos direto de fábricas.

Além disso, é interessante conferir quais são os preços trabalhados e como funciona o atendimento. Uma vez que é ideal que você não fique muito tempo sem um produto fora de estoque.

Logo, entenda seu público, como seus produtos estão sendo vendidos e como encontrar um parceiro ideal para manter seu estoque abastecido e com opções de qualidade.


Agora você sabe como começar seu negócio online

Se você chegou até aqui, já está preparado para começar sua loja online. Com todas as dicas citadas, você sabe como montar um e-commerce garantindo a segurança e satisfação do seu cliente.

E claro, sabe que é possível também ter um processo mais organizado e confiável para você. Viu como alguns detalhes são fundamentais e de grande ajuda? Se planeje e coloque a mão na massa!

Gostou do conteúdo e achou que foi útil? Aqui no blog da JAL Representações você encontra mais conteúdos como esse para te ajudar no seu negócio, seja online ou físico.

A JAL Representações conta com mais de três décadas de atuação no mercado, ajudando distribuidores e varejistas no acesso a produtos de qualidade. Inclusive, com um catálogo amplo de fábricas renomadas.

Continue no blog para mais posts como esse e para conhecer mais sobre a JAL e como podemos te ajudar com a representação comercial, confira nosso site!


 
 
 

Commentaires


se inscreva para se atualizar sobre o mercado

obrigado(a)

(31) 99389-9190  /  jalrep@jalrep.com

bottom of page